Iridotomia ou Iridectomia periférica a laser
A Iridotomia ou Iridectomia periférica a laser é um procedimento indicado no tratamento dos pacientes com ângulo estreito ou com glaucoma de ângulo fechado, evitando desta forma a ocorrência de glaucoma agudo ou de sua progressão.
A Iridotomia no glaucoma tem como objetivo criar um pequeno orifício na periferia da íris com o Yag-laser, de forma a melhorar a drenagem do humor aquoso e o controle da pressão intraocular
Trata-se de um procedimento rápido que pode ser realizado no próprio consultório. A Iridotomia pode ser efetuada em um ou nos dois olhos e a recuperação é rápida e habitualmente isenta de complicações.
Esse laser não necessita de cuidados especiais podendo os pacientes levar uma vida perfeitamente normal após sua realização.
Trabeculoplastia Seletiva a laser ou SLT
O laser da Trabeculoplastia Seletiva é um tratamento rápido, praticamente indolor e com poucos efeitos colaterais sendo indicado para pacientes com diagnóstico de glaucoma de ângulo aberto.
Tem como objetivo aumentar a permeabilidade da malha trabecular e facilitar o escoamento do humor aquoso (limpando o ralo do olho) sem causar danos ao tecido.
O resultado da terapia com SLT é comparável ao colírio mais potente para o tratamento de glaucoma. Ambos os tratamentos podem reduzir a PIO entre 25 a 30%. Para pacientes que realizaram SLT, sua PIO geralmente cai algumas semanas após o tratamento e pode durar alguns anos. Uma vez que a eficácia diminui, os pacientes podem repetir o tratamento com SLT sem causar efeitos adversos ou complicações. Tratamentos repetidos com SLT podem ou não ser tão eficazes quanto o primeiro tratamento.